X

Home

Blog

Blog

3 pontos turísticos em Ubatuba que você tem que conhecer

Quem busca um ambiente agradável em meio à natureza encontra excelentes pontos turísticos em Ubatuba. A cidade está localizada numa região privilegiada do Litoral Norte por ter mais de 70 opções de praias e contato direto com áreas preservadas da Mata Atlântica.

 

Há vários lugares para conhecer em Ubatuba. Em sua extensão territorial de 712 m², há opções relacionadas ao ecoturismo, cultura, gastronomia e lazer que agradam aos mais diferentes públicos.

Neste artigo, o Recanto das Toninhas oferece informações sobre três ótimos pontos turísticos em Ubatuba que você não pode deixar de conhecer. Este é um aperitivo do que você pode encontrar durante sua estadia na cidade.

1. Projeto Tamar

Um dos mais importantes projetos de preservação das cinco espécies de tartarugas marinhas presentes no Brasil com risco iminente de extinção, o projeto tem como ponto turístico em Ubatuba o Museu Tamar e o Museu Caiçara, que possuem excelentes estruturas para receber aos visitantes de diferentes localidades.

O projeto Tamar reúne um grande esforço para propagar a consciência ambiental através das orientações repassadas, além de ter áreas de lazer, lanchonetes, auditório, tanques e aquários com as tartarugas. Atualmente, o projeto é responsável por proteger 1.100km de praias brasileiras.

Inaugurado em 1983, o Museu Caiçara é outro ponto turístico em Ubatuba que não pode faltar na agenda do turista. Idealizado pelo caiçara Praxedes Mário de Oliveira e pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall, o museu contava a história de bairros como Itaguá, Tenório, e oferecia festivais de viola, encontros, grupos folclóricos etc.

Depois de 13 anos, o museu foi transferido para a sede do Projeto Tamar em que foi reproduzida uma casa feita de pau-a-pique com seu espaço dedicado a expor mais de 200 peças antigas com a cultura local, painéis com valiosas informações, fotos e objetos antigos, que ajudam a contar essa fantástica história.

Com uma aparência rústica e retrato fiel da cultura caiçara, o espaço oferece um mergulho na história e preserva a rica cultura desse povo.

 

2. Sobradão do Porto

Localizado no centro de Ubatuba, o Sobradão do Porto é um ícone da cidade que merece ser visitado. Com o reconhecido selo de patrimônio cultural, o Sobradão atrai visitantes por sua arquitetura ímpar, que foi construída em 1846 pelo fazendeiro Manoel Baltazar da Cunha Fortes, no auge da plantação de café na cidade, que era o principal porto do Brasil. Além de sua arquitetura imponente, há ótimas opções de exposições de arte, fotografia, artesanatos e oficinas que preservam a cultura caiçara.

 

Quando foi construído, o primeiro pavimento servia de armazém para as sacas de café, cana-de-açúcar, algodão, entre outros produtos. O segundo andar era utilizado como moradia da numerosa família Fortes.

3. Casa da farinha

A Casa da farinha é um ponto turístico em Ubatuba que recebeu o título de patrimônio histórico. Ela está situada no Sertão da fazenda. Seu primeiro uso foi como uma usina de açúcar e álcool que, após fechar as portas, ficou anos abandonada. Na década de 1950, o espaço foi utilizado por uma casa de farinha que utilizava a roda d´água para movimentar os seus aviamentos.

Em 1986, a administração do Parque Estadual Serra do Mar realizou uma grande reforma que trouxe vida à roda d´água. Hoje em dia, ela é utilizada pelo Quilombo da Fazenda e moradores de comunidades locais.

Os turistas conseguem ver de perto o ícone histórico, além de ter acesso às trilhas, rodas de conversas, práticas de agroflorestal, observação de organismos marinhos do costão rochoso e das aves na Base Cambucá.

Depois de conhecer esses e outros pontos turísticos em Ubatuba, escolha o melhor hotel da cidade. Venha se hospedar no Hotel Recanto das Toninhas. Faça sua reserva aqui.

Últimas do Blog

© 2015 Recanto das Toninhas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Multlinks Criação de sites