HomeBlogIlha das Couves em Ubatuba: Tudo que precisa saber antes de ir

Blog

Confira as novidades do Recanto das Toninhas

15ago

Ilha das Couves em Ubatuba: Tudo que precisa saber antes de ir

Ilha das Couves em Ubatuba

A Ilha das Couves em Ubatuba é um verdadeiro refúgio a quem procura por um lugar paradisíaco e repleto de atrações naturais.

Localizada bem perto da divisa com Paraty (Rio de Janeiro), já no extremo norte da cidade, a distância percorrida é recompensada com praias, cachoeiras, trilhas e passeios que recuperam as energias de qualquer pessoa.

Como chegar na Ilha da Couves em Ubatuba

A cidade oferece ao menos três opções para que turistas e moradores possam ir até a Ilha das Couves.

1 – Travessia pela Praia de Picinguaba

Uma opção é chegar até a Praia de Picinguaba pela Rodovia Rio-Santos (sentido Paraty) e alugar um barco para realizar a travessia.

Lembrete: Ao alugar um veículo aquático, lembre-se de combinar o horário de retorno para a costa.

2 – Centro de Ubatuba para a Ilha

No centro da cidade de Ubatuba tem várias opções de locação tanto de lancha quanto de escuna para que as pessoas possam ir à Ilha das Couves. Essa opção permite contemplar paisagens de outras ilhas e praias durante o caminho.

3 – Travessia pela Praia da Almada

Nela também é possível alugar uma lancha e ir para a Ilha. No entanto, os preços tendem a ser mais caros que os aluguéis nas duas opções acima.

Leia também: Ubatuba: Uma cidade completa no Litoral de São Paulo

O que fazer na Ilha das Couves em Ubatuba

Assista este vídeo para conhecer um pouco mais sobre a Ilha:

Vídeo: Drone Visual

São mais de 60 hectares de ilha e diversas atrações para você e toda a sua família aproveitar.

Veja algumas informações sobre a ilha:

  • 2,53 Km de distância da costa;
  • Orla com Costões Rochosos;
  • Envolvida pela flora e fauna da Mata Atlântica.

Para proteger todo esse paraíso, o Arquipélago das Couves está dentro do território da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte.

Quiosque na Ilha

Há apenas um quiosque em toda a Ilha, por isso se não quiser comprar os alimentos nele, você terá que levar o que deseja comer por lá.

Claro que a preocupação com a preservação do meio ambiente precisa ser levada a sério. Então, não jogue lixo na natureza.

Passeio de Escuna na Ilha das Couves

Em média, o passeio custa R$100,00, e  começa com a travessia (de até 1h30). Depois, as pessoas podem ficar na Ilha por até 3 horas.

Snorkel

É aquele mergulho feito em águas mais rasas e que não exige equipamentos profissionais, somente a máscara de mergulho, pés de pato e o respirador.

A Ilha das Couves em Ubatuba tem pontos ideais para a prática de Snorkel em sua área principal. Tome apenas cuidado para identificar se a água não está agitada demais.

Ótima opção de Mergulho em Ubatuba

Quem gosta mesmo é de mergulhar pode aproveitar vários pontos das Couves, por exemplo:

  • Paredinha das Miriquites;
  • Parcelzinho;
  • Costão de Fora;
  • Face Oeste do Ilhote das Couves;
  • Recreio das Borboletas.

Há lugares com até 15 metros de profundidade, que torna possível visualizar a vida marinha da região como corais, garoupas, esponjas etc.

Trilhas

Aos amantes por  trilhas também tem um ótimo motivo para conhecer a Ilha. Por lá, há duas praias (Praia da Ilha e Praia da Terra) em que o turista pode ir andando entre uma e outra por meio de uma trilha que leva menos de 5 minutos.

Trilha para o topo da Ilha

Também é possível aproveitar uma vista panorâmica da região ao realizar a  trilha que tem como destino o topo da Ilha. Não faça o trajeto sem um guia que conheça bem a região, pois essa trilha é classificada como de média dificuldade.

As Praias na Ilha das Couves em Ubatuba

Como falamos, você também pode aproveitar as duas praias do local e aproveitar todas as características que contribuem para relaxar e aproveitar a paisagem.

A Praia de Fora tem 250 metros, aproximadamente e possui ondas fortes apropriadas para o Surf e não recomendadas para nadar.

Já a Praia das Couves tem uma extensão de 100 metros e tem a preferência de quem deseja ficar com a família.

Saindo do Recanto das Toninhas para a Ilha

trajeto do recanto das toninhas para ilha das couves

Imagem: Google Maps

Nossos hóspedes são incentivados a conhecer a Ilha, principalmente quando vem para o Litoral Norte aproveitar as férias.

É um daqueles passeios que a gente volta para casa com muitas histórias para contar e boas lembranças.

Transporte apropriado para chegar lá

São 1h30 para atravessar a costa de Ubatuba até chegar na praia de Picinguaba pela BR-101 (Rodovia Mário Covas) indo pelo sentido de Paraty.

O pé na estrada é agraciado com paisagens deslumbrantes e você ainda pode parar em um dos mirantes ao longo do caminho como o Mirante Praia do Alto.

E depois de mais de 1 hora de viagem, você quiser parar e relaxar em uma cachoeira, aproveite a Cachoeira do Prumirim.

Chegando em Picinguaba, faça a locação de um barco para a Ilha das Couves e aproveite tudo que tem por lá, mas com consciência de que os recursos naturais devem ser sempre preservados.

Leia também:

Descubra Ubatuba: Um guia para conhecer os melhores lugares da cidade

Foto inicial: Tumblr
Compartilhar
Recanto das Toninhas